Tags

, , ,

No findar da década de 1920, o futebol já era uma boa opção de lazer para os inquietos rapazolas da agradável cidade serrana de Petrópolis. 

Foi assim que surgiu a fama de artilheiro de Carvalho Leite, um jovem alto, de bigodinho aparado, que jogava o fino da bola como “Center-Forward” (atacante ou centroavante).

Ao longo de sua brilhante carreira, Carvalho Leite defendeu apenas o Botafogo. Sempre dedicado, o atacante viveu o romantismo do amadorismo e os primeiros efeitos da profissionalização do futebol no início de 1933.  

Famoso nos alfarrábios do futebol como “Maravilha da Serra”, ou também como “Goleador Elegantíssimo”, Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite nasceu em 26 de maio de 1912 na cidade de Petrópolis (RJ).

Sua caminhada como jogador eclodiu em meados de 1928, no Petropolitano Football Club, uma equipe sempre bem representada no cenário esportivo da região!

Carvalho Leite começou nas fileiras do Petropolitano Football Club da cidade de Petrópolis (RJ). Crédito: revista O Globo Sportivo número 46 – 8 de julho de 1939.
Popularidade em alta! Presença garantida nos jornais e revistas esportivas de seu tempo. Crédito: revista O Globo Sportivo número 693.

Naqueles tempos, o alvinegro de Petrópolis contava com boas promessas em suas fileiras; como os irmãos Carvalho Leite e Fernando Leite, além de Ariel e Canalli.

De acordo com reportagem publicada na revista O Globo Sportivo número 46, de 8 de julho de 1939, a grande fase rendeu aos rapazes da “Cidade Imperial” uma oportunidade imperdível.

O convite para um período de testes no Botafogo Football Club – atual Botafogo de Futebol e Regatas – apareceu em uma turnê do Petropolitano pelos gramados do Rio de Janeiro.

O irmão Fernando Leite continuou no segundo “team” do Botafogo depois de alguns amistosos em 1929, enquanto que o centroavante Carvalho Leite, Ariel e Canalli foram aproveitados para batalhar por um lugar no elenco principal.

Solto na então badalada Capital Federal, Carvalho Leite não demorou para ser tocado pelos louros da popularidade. Corajoso, impetuoso e dotado de bons atributos técnicos, o centroavante do Botafogo rapidamente virou notícia!

Conhecido como a “Maravilha da Serra”, Carvalho Leite colocou seu nome entre os grandes jogadores da história do Botafogo! Crédito: revista Grandes Clubes Brasileiros.
O Botafogo na temporada de 1941. Em pé: Ademar Pimenta, Grahan Bell, Aymoré Moreira, Zezé Procópio, Zezé Moreira, Borges, Zarci e integrante da comissão técnica. Agachados: Patesko, Geninho, Carvalho Leite, Sardinha e Pirica. Crédito: revista Placar – 50 times do Botafogo.

Cabeça no lugar, o moço de bigodinho sempre tomou muito cuidado para não ser tragado pelos encantos da movimentada “Cinelândia”, uma versão brasileira da “Times Square”.

Entretanto, os prazeres da “Cinelândia” não foram a sua única ameaça! Em uma excursão do selecionado carioca ao Rio Grande do Sul; Carvalho Leite, Rodrigues e Russinho foram vitimados por uma epidemia de gripe.

Recuperado da violenta gripe, Carvalho Leite conquistou pelo Botafogo os títulos cariocas de 1930, 1932, 1933 (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos – AMEA), 1934 (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos – AMEA) e 1935 (Federação Metropolitana de Desportos – FMD).

Goleador por excelência, Carvalho Leite foi o artilheiro do campeonato carioca em 1936 (15 gols), 1938 (16 gols) e 1939 (22 gols). Contudo, o seu enorme sucesso não ficou limitado somente ao Botafogo ou ao selecionado carioca.  

Conforme divulgado no site “cbf.com.br”, Carvalho Leite também foi importante com a camisa do escrete. Participou das copas do mundo de 1930 e 1934, como também nas edições da Copa Rio Branco de 1931 e 1932, ambas conquistadas pelo Brasil.

Ao deixar o futebol, Carvalho Leite continuou ligado ao Botafogo por muito tempo, primeiro como treinador e depois como médico do clube! Crédito: revista A Noite Ilustrada número 963.
O “QG” do Botafogo no túnel do Maracanã. De terno escuro, Carlito Rocha acompanha o trabalho do técnico Carvalho Leite, que aparece de camisa branca e com a mão direita sobre o braço esquerdo! Crédito: revista Esporte Ilustrado número 706 – 18 de outubro de 1951.

Nome respeitado na história do time da “Estrela Solitária”, Carvalho Leite é o segundo maior artilheiro da história do clube com 261 gols, sendo superado apenas por Quarentinha, com 308 gols marcados, embora exista um conflito estatístico em várias fontes consultadas.  

Carvalho Leite encerrou a sua carreira aos 29 anos de idade em razão de uma contusão. Abaixo, os registros da última participação de Carvalho Leite jogando pelo Botafogo, jogo válido pelo primeiro turno do campeonato carioca de 1941:

18 de maio de 1941 – Campeonato Carioca – Primeiro turno – Botafogo 5×1 Bonsucesso – Estádio de General Severiano – Árbitro: Mário Vianna – Gols: Carvalho Leite, Geninho, Geraldino, Paschoal, e Pirica para o Botafogo; Murilo para o Bonsucesso.

Botafogo: Aymoré Moreira, Graham Bell e Borges; Zezé Procópio, Zezé Moreira e Zarci; Paschoal, Geraldino, Carvalho Leite, Geninho e Pirica. Bonsucesso: Herrera, Oswaldo e Gualter; Clodoaldo, Bibi e Domício; Lindo, Selado, Fantoni, Nelson e Murilo.

Ao abandonar os gramados, Carvalho Leite continuou ligado ao Botafogo como treinador e posteriormente como médico. Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite faleceu no dia 19 de julho de 2004, no Rio de Janeiro (RJ).

Estudando uma proposta para trabalhar como treinador no Santos, Aymoré Moreira aparece ao lado do antigo companheiro Carvalho Leite, na época no comando do Botafogo! Crédito: revista O Globo Sportivo número 663 – 27 de outubro de 1951.
Ao centro de camisa branca, Carvalho Leite comanda o treino do Botafogo! Crédito: revista O Globo Sportivo número 679 – 16 de fevereiro de 1952.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: revista Placar, revista A Noite Ilustrada, revista Esporte Ilustrado (por Alberto Ferreira, Charles Guimarães, José Santos, Levy Kleiman e Luís Mendes), revista Grandes Clubes Brasileiros, revista O Cruzeiro, revista O Globo Sportivo, Jornal dos Sports, botafogo.com.br, campeoesdofutebol.com.br, cbf.com.br, site do Milton Neves, albumefigurinhas.no.comunidades.net.