Tags

, , ,

Em 1970, quando os romenos desembarcaram no México, o técnico Angelo Nicolescu sabia que sua tarefa não seria nada fácil.

Nas primeiras entrevistas, os romenos eram modestos em suas pretensões diante do Brasil, Inglaterra e Tchecoslováquia, um emparelhamento considerado por vários críticos como o “Grupo da Morte”.

Com uma média de idade de 24 anos, o selecionado da Romênia era composto quase que em sua maioria por jovens de nível universitário.

Uma das estrelas era um atacante bastante talentoso e conhecido pelos companheiros como “Pug”. Florea Dumitrache nasceu em Bucareste, no dia 22 de maio de 1948.

Com pouco mais de 1;70 de altura e 64 quilos, Florea Dumitrache era dono de um estilo versátil e grande facilidade para finalizar ao gol.

Copa do Mundo de 1970. Partindo da esquerda; Dinu, Dumitrache, Raducanu e Mircea Lucescu. Crédito: 7sport.ro.

Crédito: revista Placar – 5 de junho de 1970.

Após uma passagem pelas categorias amadoras do Fotbal Club Rapid București entre 1961 e 1963, Florea Dumitrache foi transferido para o Dínamo București em 1964.

A primeira participação no time principal do Dínamo București aconteceu em 1966, sob o comando do experiente técnico Traian Lonescu. Pelo Dínamo București entre 1966 e 1976, Florea Dumitrache disputou 198 partidas e marcou 108 gols.

Convocado para disputar o mundial de 1970, Florea Dumitrache deu um calor danado no consagrado Bobby Moore na primeira partida do Grupo C, quando os ingleses venceram por 1×0.

Na partida seguinte, a Romênia apresentou um ótimo futebol na virada sobre a Tchecoslováquia por 2×1. O gol relâmpago dos Tchecos saiu dos pés de Petras, logo aos 5 minutos de jogo.

Os romenos empataram aos 7 minutos da segunda etapa com Neagu. O gol da vitória foi marcado por Florea Dumitrache em cobrança de penalidade, aos 30 minutos da segunda etapa.

Álbum de Figurinhas Campeonato Mundial México 1970 – Editora Sadira – Crédito: albumefigurinhas.no.comunidades.net.

Crédito: revista Shoot Football Magazine.

O bom resultado da Romênia diante da Tchecoslováquia renovou esperanças para buscar uma classificação, mesmo sabendo que teriam pela frente o time de Pelé no ultimo compromisso do grupo.

Na derrota de 3×2 para o Brasil em Guadalajara, Florea Dumitrache marcou aos 34 minutos da primeira etapa, quando o placar já apontava 2×0 para o quadro canarinho.

Apesar do triunfo do time de Zagallo, os jornais brasileiros estamparam em suas manchetes o retrato da enorme dificuldade: “Deveria ter sido mais fácil”.

Mesmo com a eliminação ainda na fase de grupos, os romenos plantaram um legado de simpatia pelo grande futebol apresentado.

Florea Dumitrache deixou os gramados do México muito valorizado e foi pretendido pelo Juventus da Itália, uma proposta que foi prontamente recusada pelo jovem atacante romeno.

Florea Dumitrache (direita) em treino da Romênia. Crédito: revista Shoot Football Magazine.

Atraído pela vida noturna, o futebol de Florea Dumitrache foi caindo de produção e a Romênia não se classificou para o mundial de 1974.

Era o fim de uma brilhante geração que prometia muito nos gramados da Alemanha.

Entre 1976 e 1979, o atacante jogou pelo Petrosani FC. Foram 37 gols em 80 partidas disputadas. Em seu último clube, o FC Corvinul Hunedoara, Florea Dumitrache manteve seu faro de artilheiro e marcou 25 gols em 79 jogos.

A carreira no futebol foi encerrada em 1984, aos 36 anos de idade. Vivendo uma vida simples, Florea Dumitrache faleceu em 26 de abril de 2007.

O ex-atacante estava em coma desde o dia 5 de abril e não resistiu ao grave quadro de hemorragia digestiva, sendo acometido também por uma hemorragia intracraniana.

Dumitrache e Pelé no disputado duelo de Guadalajara. Crédito: revista Sport Magazine número 24 – Dezembro de 1970.

Entre Fontana, Brito e Piazza, Dumitrache toca com o pé esquerdo para marcar o primeiro gol da Romênia contra o Brasil. Crédito: acervo.estadao.com.br.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: revista Placar, revista Fatos e Fotos, revista Football Magazine, revista Manchete, revista O Cruzeiro, revista Shoot Football Magazine, revista Sport Magazine, revista World Soccer Magazine, Jornal O Globo, acervo.estadao.com.br, campeoesdofutebol.com.br, fcdinamo.ro, 7sport.ro, Álbum de figurinhas Panini, albumefigurinhas.no.comunidades.net.