Tags

, , ,

Em 1968, o ponteiro-esquerdo Sérgio Paes de Mello continuava normalmente com seus estudos na faculdade de jornalismo, até ser surpreendido com uma transferência por empréstimo para a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Um dos grandes destaques da Portuguesa Santista ao lado do veterano Américo Murolo (ex Palmeiras e Linense), Serginho estava radiante e ao mesmo tempo preocupado!

Afinal, Serginho teria que continuar os estudos em Santos, para no dia seguinte aparecer bem disposto para treinar cedinho na Academia!

Serginho jogou demais no dia 19 de junho de 1968, quando a “Briosa” derrotou o Palmeiras por 4×2 no Pacaembu, um resultado que ligou um sinal de alerta vermelho no Parque Antártica.

Na temporada de 1968, o campeonato paulista apresentou suas últimas rodadas no mês de julho, quando o Palmeiras respirou aliviado depois de sua discutida salvação do rebaixamento.

14 de abril de 1968 – O São Paulo venceu a Portuguesa Santista por 3×1 no Morumbi, jogo válido pelo segundo turno do campeonato paulista. Em pé: Alberto, Pereirinha, Cláudio, Marçal, João Carlos e Santo. Agachados: Márcio, Raimundinho, Sérgio, Américo Murolo, Serginho e o massagista Upa. Crédito: site do Milton Neves.

Um dos grandes destaques da Portuguesa Santista, Serginho foi muito bem recebido no Parque Antártica! Crédito: revista do Esporte número 500 – Outubro de 1968.

Como o alviverde tinha priorizado a sua participação na Taça Libertadores, os jogos do campeonato paulista foram acumulando, o que forçou uma verdadeira maratona em busca de pontos vitais para escapar da iminente degola.

Faltando somente três compromissos para o encerramento do campeonato, o Palmeiras venceu o América (SP) por 2×0 em São José do Rio Preto, dias antes do tão falado empate em 1×1 contra o Guarani em 29 de junho, quando o time de Campinas escalou jogadores que não estavam regularizados na competição.

Para afastar definitivamente qualquer chance de um vergonhoso rebaixamento, o Palmeiras precisava de apenas 1 ponto contra o Comercial de Ribeirão Preto no dia 3 de julho, no Parque Antártica.

Contudo, o combalido Palmeiras acabou derrotado por 3×2 para o Comercial. Assim, os pontos conquistados nos tribunais referentes ao jogo de Campinas valeram a salvadora permanência na Divisão Especial.

Em 1969 o cenário mudou! Já contando com Serginho no elenco, o Palmeiras reagiu no Torneio Roberto Gomes Pedrosa e chegou embalado para conquistar o título no quadrangular final diante do Botafogo, Corinthians e Cruzeiro.

Continuar os estudos em Santos para no dia seguinte aparecer bem cedinho para treinar na Academia! Crédito: revista do Esporte número 500 – Outubro de 1968.

Serginho, que chegou ao Palmeiras no segundo semestre de 1968, também foi campeão do Torneio internacional Ramón de Carranza em 1969, na Espanha.

Nesse mesmo período, os dirigentes do alviverde acertaram a contratação do ponteiro-esquerdo Pio da Ferroviária de Araraquara.

Serginho permaneceu no Palmeiras até 1970, quando voltou para a Portuguesa Santista. Ao todo foram 99 partidas; com 58 vitórias, 17 empates, 24 derrotas e 13 gols marcados.

Os números foram publicados pelo reconhecido Almanaque do Palmeiras, dos autores Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Conforme divulgado pelo site do Milton Neves, Serginho reside em Santos (SP). Trabalhou na coordenação de cursos universitários e atualmente é empresário no ramo hospitalar.

O Palmeiras no Morumbi ainda inacabado. Em pé: Chicão, Scalera, Baldochi, Dudu, Nélson e Ferrari. Agachados: Copeu, Servílio, Artime, Ademir da Guia e Serginho. Crédito: revista do Esporte número 501.

Reclamando com o árbitro podemos identificar, partindo da esquerda; Dudu com o dedo em riste, Tupãzinho encoberto pelo árbitro, Baldochi, Serginho e Ademir da Guia encoberto por Ferrari. Crédito: Jornal da Tarde.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: revista Placar (por Carlos Maranhão e Sérgio A. Carvalho), revista do Esporte, revista Grandes Clubes Brasileiros, revista Manchete, Jornal A Gazeta Esportiva, Jornal da Tarde, aaportuguesa.com.br, campeoesdofutebol.com.br, palmeiras.com.br, portuguesasantista.com.br, site do Milton Neves, Almanaque do Palmeiras – Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti, albumefigurinhas.no.comunidades.net.